8/31/07

Article on MoMA´s exhibition, March 2003


"O imaginario utópico do pos-guerra e a sua herança pos-moderna: Museu de Arte Moderna de Nova Iorque
´The Changing of the Avantguard: Visionary Architectural Drawings` é o titulo da exposição de desenhos de arquitectura visionária dos anos 60-70 patente no Museum 0f Modern Art, de Nova Iorque de 24 de Outubro a 6 de Janeiro. O conteúdo é maioritariamente composto por desenhos datados de 1957-78 da ´Howard Gilman Collection´ complementados por outros 16 desenhos pertencentes aos arquivos do museu. Disposto em 3 salas das instalaçoes temporárias do MoMA em Queens, figuram imaginarios criados por Abraham, Ambasz, Branzi, Cook, Eisenman, Friedman, Fulller, Hedjuk, Herron, Isozaki, Rudolph, Scolari, Silvetti, Sottsass, St Florian, Supersstudio, Ungers, Weeb e Zenghelis.
...
Paralelamente, este evento originou umapublicação que para além de ser extensamente ilustrada, contem uma uma introdução do organizador Terence Riley, ensaios de Sarah Deyong e Marco de Michelis e umka entrevista do curador Pierre Apraxine conduzida por Paola Antonelli. A leitura desta entrevista explicita o valor desta entrevista, mas sobretudo o espirito na qual foi concebida
...
Num terceiro núcleo encontra-se um conjunto extenso de desenhos do projecto ´Generator´de Cedric Price (1978-80) que foi a única comissão feita ... e que finaliza a exposiçao. FOi em 1976 que Price começou a trabalhar neste ´programa ...´, num edifício versátil para um programa flexível ... que resultou num sistema de cubos móveis de 4 x 4 m, controlados por computador, possivel de criar estruturas temporárias. A construçao deste projecto prevista para a plantação da ´Gilman Paper Compoany" requereria também o envolvimento dos próprios trabalhadores da empresa e visava incluir na plantação uma espécie de reserva de animais raros e artistas. Não é por acaso que a exposição acaba com este núcleo de desenhos. Trata-se do projecto de um arquiettco ... que elogia a efemeridade dinâmica ... .
[O] espaço criado pelo imaginário utópico do pós-guerra é hoje o espaço onde a arquitectura pos-moderna contemporãnea procura definir o seu projecto, na fragiolidade de uma matriz homogénea sem vectores dominantes".

Gonçalo Furtado, "O imaginario utópico do pos-guerra e a sua herança pos-moderna: Museu de Arte Moderna de Nova Iorque", in: Arq./A, Março 2003, pp.62-66


MoMA´s The Changing of the Avantgarde ...´took place from´October 2002 to January 2003





Researching at MoMA Queens with the help of CL

No comments: