2/10/09

ARTIGO SOBRE CAC POR JOSE PEDRO SOUSA

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA ARQUITECTURA
Por José Pedro Sousa (Outubro, 2008)


A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto acolheu recentemente o evento “Contemporary Architectural Challenges 2008: Conception, Production and Performance”. Organizado pelos Professores Rui Póvoas e Gonçalo Furtado, esta iniciativa singular envolveu um conjunto de conferências, exposições e workshop em volta de alguns dos mais importantes desafios que se colocam hoje à disciplina. Neste evento, o impacto das tecnologias digitais foi um dos temas centrais, comprovando o interesse crescente nesta área que se verifica hoje em Portugal, [...]

Comissariado pelos Professores Rui Póvoas e Gonçalo Furtado, realizou-se no passado mês de Setembro na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto o evento “Contemporary Architectural Challenges 2008” (CAC2008), que procurou reflectir sobre os “desafios enfrentados pelo projecto e construção de sistemas arquitectónicos face ao actual contexto tecno-cultural da Sociedade da Informação”. Sucedendo-se a outras iniciativas passadas organizadas por Furtado, como o encontro Arquitectura e Sociedade da Informação (FAUP, 2004) e Tracing Portugal (AA, 2004), este evento referenciou-se a três vertentes da disciplina –Concepção, Produção e Performance- para gerar um debate que contribuísse para o esclarecimento e questões tais “como se caracteriza o impacto das tecnologias de informação e comunicação na disciplina?”, “verifica-se sustentabilidade nas actuais abordagens arquitectónicas?” ou “como lidar com os correntes fenómenos da complexidade e do emergente?”. Para este efeito, organizaram-se quatro iniciativas paralelas -um ciclo de conferências e mesas redondas, duas exposições e um workshop prático- que em seguida se descrevem sucintamente.

Refira-se ainda que este evento se sucedeu a uma sessão de homenagem ao Prof.Fernando
Lisboa da FAUP, realizada a 1 de Julho de 2008, que foi uma das pessoas pioneiras em
Portugal a pensar e a ensinar sobre o uso do digital em arquitectura, tendo deixado um original e valioso conjunto de reflexões e publicações sobre essa temática.

Encontro de Conferências e Mesas Redondas.
Sob o nome do próprio evento, realizou-se um ciclo de conferências e mesas redondas que trouxeram à FAUP um vasto conjunto de docentes, investigadores, profissionais e críticos nacionais e internacionais, provenientes de diversas áreas disciplinares como a arquitectura, urbanismo, arte, design, engenharia, ciências da computação, robótica, história ou filosofia. Entre os participantes, contaram-se alguns nomes internacionais sonantes como os teóricos Josep Maria Montaner (ETSAB, Espanha) e Neil Leach (Brighton University), o vice-dean do RPI, Ted Krueger (RPI, USA) ou a comissária de arte Jasia Reischardt (UK). Idealizado por Gonçalo Furtado e Rui Póvoas, o formato destas sessões consistiu em grupos de comunicações individuais curtas seguidos de uma mesa-redonda de discussão entre os oradores, mas aberta à participação publica. A finalizar cada dia realizou-se uma conferência principal de maior duração. Os sub-temas que organizaram os vários agrupamentos foram: “Perspectivas no Ensino e na Investigação”, “Concepção e Produção” e “Concepção e Performance”.

Entre as várias perspectivas e experiências que se cruzaram, podem-se destacar algumas referências importantes. Por um lado, e como se pode verificar pela conferencia de Neil Leach,o campo de exploração de projecto na arquitectura contemporânea atravessa um período de grande liberdade formal e material, que já nao acontece somente nos países mais avançados. Da América Latina à Ásia, encontram-se múltiplos exemplos práticos que revelam um interesse crescente na exploração de novas possibilidades de projecto abertas pelo uso de processos digitais avançados. Vista à escala global, esta constatação configura uma espécie de tendência e debate geral que, salvo raras excepções, nao têm sido acompanhada em Portugal. Por outro lado, foi possível constatar pelas comunicações nacionais que se atravessa um período de viragem que promete desenvolvimentos próximos significativos neste campo, tanto ao nível prático como do ensino da arquitectura.Paralelamente, foi possível constatar a familiaridade que outras áreas em Portugal, como a engenharia, detém com as tecnologias e processos digitais, pelo que se estimula o intercâmbio disciplinar com a arquitectura, os seus profissionais e as suas escolas.

EXPOSIÇÃO “Cedric Price’s Generator: The Frazers’ Collection“Comissariada pelos Professores Gonçalo Furtado e Rui Póvoas, esta exposição trouxe pela primeira vez a público um conjunto de desenhos relativos a um projecto enigmático do arquitecto britânico Cedric Price chamado “The Generator”, os quais têm estado à guarda da família Frazer. Conhecido pelo seu envolvimento no grupo Archigram, Cedric Price desenvolveu este trabalho entre 1976 e 1079, procurando integrar preocupações avançadas de projecto que pudessem lidar com situações dinâmicas de fluxos e actividades variáveis. Por este motivo, e pela contribuição de investigações tecnológicas dos Fraser, esse projecto chegou a ser denominado como o “primeiro edifício inteligente”. A pesquisa e selecção subjacente a esta amostra realizada no museu da FAUP resulta do trabalho de doutoramento que Furtado desenvolveu na UCL em Londres, tendo sido estruturada e contextualizada para
esta iniciativa por ambos os comissários.

EXPOSIÇÃO “Inserting New Technologies in Undergraduate Architectural Curriculum: A
Case Study”
Comissariada pelo Professor José Pinto Duarte, esta exposição apresenta um conjunto de trabalhos práticos realizados em ambiente académico, no âmbito de cursos de licenciatura em arquitectura em Portugal. Através de um conjunto de desenhos, maquetas e protótipos produzidos digitalmente, constatam-se diferentes possibilidades de exploração de ferramentas digitais em arquitectura, desde a representação à construção, que o autor tem vindo a desenvolver de forma inovadora nas cadeiras que lecciona. Segundo José Pinto Duarte, “essas ferramentas abrangem 3 cursos e laboratórios com modelação geométrica avançada, prototipagem rápida, realidade virtual e equipamento de colaboração remota. O objectivo imediato foi o de montar um “virtual design studio” que potenciasse o pensamento criativo de projecto. O derradeiro objectivo foi o de preencher o critério de satisfação individual, aquisição de capacidades profissionais especializadas e a contribuição para o desenvolvimento económico da sociedade que deve estar subjacente à educação
universitária.” Neste contexto, esta mostra revelou-se uma oportunidade para verificar uma abordagem pioneira ao nível do ensino com novas tecnologias em Portugal, a qual tem servido de base para o estabelecimento de relações próximas da universidade com a indústria nacional, e para uma exposição internacional, através da divulgação regular dos trabalhos realizados.

WORKSHOP “Projectar e Construir Geometrias Complexas”
Com uma duração de 3 dias, este Workshop ministrado pelo estúdio de arquitectura ReD,
Research+Design dedicou-se ao ensino e experimentação prática de processos avançados de projecto e fabrico assistidos por computador. Com uma duração de 3 dias, o autor deste texto, auxiliado por Luís de Sousa e Artur Fontinha, orientou um conjunto de 24 estudantes e profissionais ligados à arquitectura no desenvolvimento de um trabalho prático conciso e ilustrativo das novas oportunidades que se abrem na disciplina através do uso intensivo de estratégicas técnicas digitais. Com este objectivo, propôs-se o desafio de pensar, projectar e construir geometrias curvas em arquitectura. A natureza formal desta experiência nao pretendeu representar nenhuma tendência arquitectónica mas sim, colocar os participantes perante um desafio conceptual e tecnicamente crítico com o qual pudessem perceber claramente como o digital pode expandir o universo de possibilidades de projecto. Pedagogicamente foram apresentados e discutidos três casos de estudo práticos da arquitectura contemporânea, que serviram de referência para possíveis aplicações dos processos e técnicas investigadas. Com o apoio da empresa Paraglobal, os trabalhos foram realizados utilizando o software de modelação geométrica avançada Rhinoceros, tendo sido fabricados digitalmente através de processo de corte CNC (controlado numericamente por computador) efectuado pela empresa FeyoDesign. Deste modo, os projectos apresentados em exposição pública através de cartazes e maquetas, foram demonstrativos de uma utilização transversal do computador, desde a concepção à construção. Apesar da curta duração desta iniciativa, e dos participantes se estarem a iniciar nestes processos, a complexidade do resultado formal e material alcançado nas propostas tornou evidente a contribuição do computador para a inovação, uma vez que seria muito difícil de poderem ser idealizadas, controladas e executadas recorrendo a processos de projecto e fabrico convencionais.

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